Pedro Leopoldo – MG

Histórico
(fonte: site ICC)

Pedro Leopoldo, pertencente à região metropolitana de Belo Horizonte, possui quase 57 mil habitantes, sendo 6.623 menores de seis anos. O município tem vocação para a produção de cimento, visto que abriga uma das maiores reservas de calcário do país, com mais de 800 milhões de toneladas.

A natureza também propicia outra atividade na cidade: o turismo. Parte do Circuito das Grutas – roteiro que reúne cidades da região conhecida como “berço da paleontologia brasileira”, Pedro Leopoldo abriga pinturas rupestres e cavernas formadas ao longo de milhares de anos.

O crânio de Luzia (ou homem de Lagoa Santa), o mais antigo registro de ocupação humana na América, foi encontrado ali. A cidade possui 15 sítios de valor arqueológico, sendo o Lapa Vermelha IV, o mais promissor.

O Cimento Cauê atua na cidade desde 1952. Ali, a ação conjunta da empresa e do Instituto Camargo Corrêa lançou, em setembro de 2007, as primeiras ações do programa Infância Ideal.

O Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC) do município reúne os principais atores sociais ligados à primeira infância: Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, secretarias municipais da Saúde, Educação e Assistência Social e voluntários da Pastoral da Criança.  Fazem parte também outras organizações como as Faculdades Pedro Leopoldo, Fundação José Hilário, Associação São Vicente de Paula e profissionais da Cauê – membros do Grupo de Ação Ideal Voluntário (GAIV) Central da unidade.

Juntos, os integrantes do CDC elencaram quatro demandas prioritárias para a melhoria da qualidade de vida de crianças de 0 a 6 anos do município: formação dos profissionais de Educação Infantil, ampliação de atividades de esporte e lazer, prevenção de gravidez na adolescência e acompanhamento de gestante.
Pedro Leopoldo em números

População: 56.518
Índice de Desenvolvimento Infantil: 0,800
Crianças menores de 6 anos: 6.623
Crianças menores de 1 ano: 1.059
Alunos matriculados na pré-escola: 1.803

(Fontes: Unicef e IBGE)

 Projetos

Formação dos Profissionais de Educação Infantil

Lazer, Esporte e Cultura para a Primeira Infância

Programa de Educação Afetivo Sexual (PEAS)

Programa Escola da Gestante

Proteção Integral e Atuação em Rede na Garania de Direitos de Crianças e Adolescentes – Implantação de Fluxos Operacionais Sistêmicos